PUB

Fact-Checks

“Botox de açafrão”: Mistura caseira com curcuma reduz rugas e manchas?

21 Jan 2024 - 09:37
falso

“Botox de açafrão”: Mistura caseira com curcuma reduz rugas e manchas?

Em vários vídeos partilhados no TikTok, alega-se que aplicar uma receita caseira com açafrão da terra (outra designação para a curcuma) no rosto “estica a pele” e “reduz manchas”. Aliás, os autores das publicações sugerem que esta máscara é um “botox natural”. 

Por norma, estas mezinhas também contêm mel e vinagre de maçã. Supostamente, deve-se aplicar a mistura, deixar atuar durante sete minutos e depois lavar o rosto. Esta receita cumpre o que promete? Será tão eficaz como o botox?

Aplicar uma mistura com açafrão da terra no rosto tem um efeito semelhante ao botox?

Em esclarecimentos ao Viral, a dermatologista Alexandra Osório, diretora clínica da DermAge, começa por adiantar que não existe evidência científica que comprove a eficácia da curcuma na redução de rugas e manchas no rosto. 

PUB

Na perspetiva da médica, alguns dos ingredientes utilizados nestas receitas nem são benéficos para a pele. Apesar de o mel não apresentar um grande risco e até “ter a capacidade de esfoliar a pele”, “o  vinagre não é recomendado”, pois “pode alterar o microbioma da pele”.

Além disso, “se a pele for reativa, sensível ou se a pessoa tiver dermatite seborreica”, pode ocorrer uma “reação alérgica”, após a aplicação desta mistura. A curcuma, em específico, pode ainda “manchar a pele de amarelo”, acrescenta.

Por outro lado, não há comparação possível entre o botox e esta máscara caseira de curcuma. Em declarações anteriores ao Viral, o dermatologista Luís Uva explicou que “não há nenhum elemento que tenha o mesmo efeito bloqueador do músculo que tem o botox”. 

Segundo o especialista, este composto químico é utilizado para minimizar a contração muscular, eliminando, assim, rugas associadas a expressões faciais. 

Por isso mesmo, “o botox colocado sobre a pele não faz efeito, nem se fosse utilizado em máscara”, já que “tem de ser aplicado no músculo para que tenha uma ação de relaxamento muscular”, esclareceu à data.

As máscaras e os cremes atuam de forma diferente do botox. Luís Uva adiantou que, enquanto a injeção de botox bloqueia a contração do músculo, os cremes e máscaras têm por base, sobretudo, a absorção de colagénio – uma proteína que atua na elasticidade da pele, evitando a formação de rugas.

Para mais, os tratamentos com botox não eliminam as manchas da pele (nem é esse o seu objetivo).

Qual o tratamento recomendado para manchas de envelhecimento?

Segundo Alexandra Osório, “o tratamento vai depender do tipo de manchas”, ou seja, “se são superficiais ou profundas”. 

PUB

Por norma, frisa a dermatologista, “inicia-se o tratamento com um protocolo despigmentante durante 15 dias e depois utiliza-se um a dois lasers, sem danificar muito a pele e sem que a pessoa fique marcada”. 

De seguida, “faz-se um protocolo de recuperação em casa”. A pele “descama muito ligeiramente” e “fica sem manchas”, aponta.

Depois de qualquer tratamento de manchas, salienta-se num texto informativo da Academia Americana de Dermatologia (AAD), é importante ter em conta “que as manchas da idade podem voltar” e, para evitar que isso aconteça, deve-se proteger a pele do sol.

Como se trata as rugas? 

A diretora clínica da DermAge esclarece que “tratar as rugas” é “tratar a flacidez cutânea e dérmica”. De facto, é possível “reduzi-las se forem rugas de grau 1”.

“Se forem mais profundas, será necessário fazer combinação de tratamentos a laser”, refere.  Sendo que “o resultado vai depender do dermatologista, da qualidade dos lasers usados e do tipo escolhido, bem como do protocolo de recuperação prescrito”, defende Alexandra Osório.

Em termos práticos e gerais, expõe a AAD, “as opções de tratamento” para as rugas são o “botox” e os “fillers” (preenchimentos, em português).

Por um lado, o botox elimina as “linhas de expressão profundas”, tais como as que surgem “entre as sobrancelhas” e os “pés de galinha”, escreve-se.

PUB

Já os fillers, refere-se noutro texto, “ajudam a restaurar a plenitude perdida no rosto, lábios e mãos”, sendo eficazes a “diminuir as cicatrizes”, “apagar as rídulas”, “preencher os lábios”, “levantar a sobrancelha ou uma boca virada para baixo” e a “rejuvenescer as mãos”.

falso
21 Jan 2024 - 09:37

Partilhar:

PUB